terça-feira, 30 de novembro de 2010

Quinta Postagem
















No quinto semestre as disciplinas Projeto Pedagógico em Ação, Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação, Psicologia da Vida Adulta e Seminário Integrador V, me trouxeram elementos para refletir como se organiza uma escola, seu PPP, seu regimento, como funcionam os sistemas de ensino, as responsabilidades de cada sistema para com a educação.

Na interdisciplina Psicologia da Vida Adulta pude repensar o que é ser um adulto, ou como e quando uma pessoa se torna adulto. Tive acesso também ao pensamento de Erikson, onde ele fala sobre as oito idades do homem, e descobri que me encontro na idade da “integridade do ego versus desesperança”, é uma etapa de sabedoria que será atingida por aqueles que souberem aproveitar os triunfos e desilusões das outras etapas.

No Seminário Integrador V, realizei atividades relacionadas à organização do meu tempo, no sentido de me organizar para maior aproveitamento do curso.




segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quarta Postagem


No quarto semestre foram desenvolvidas as interdisciplinas: Representação do Mundo pela Matemática, Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, Representação do Mundo pelos Estudos Sociais e Seminário Integrador IV.

Novamente foi um semestre repleto de desafios para mim, pois foram propostas várias atividades que fizeram com que eu refletisse sobre minha prática em relação a ciências, estudos sociais e a matemática.

No seminário integrador IV foi dada como atividade opcional realizar a leitura da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, não li o livro naquele momento, porém posteriormente comprei a obra e tenho-a como um norte na minha caminhada de busca pelo conhecimento.

Que possibilidade de expressar-se, de crescer, vem tendo a minha curiosidade? Creio que uma das qualidades essenciais que a autoridade docente democrática deve revelar em suas relações com as liberdades dos alunos é a segurança em si mesma. É a segurança que se expressa na firmeza com que atua, com que decide, com que respeita as liberdades, com que discute suas próprias posições, com que aceita rever-se.

( FREIRE, p. 91, 2006)

Referência:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 34ª Edição, Coleção Leitura PAZ E TERRA, 2006.





segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Terceira Postagem


No terceiro semestre do PEAD foram ministradas as interdisciplinas: Artes Visuais, Literatura Infantil e Aprendizagem, Ludicidade e Educação, Música na Escola, Seminário Integrador III e Teatro e Educação.

A cada semestre as interdisciplinas se entrelaçavam ainda mais, tanto que uma complementava a outra: nas leituras, nas atividades, nas reflexões.

Creio que cada semestre me desvendava práticas e principalmente teorias ainda não vistas, não significativas para mim, até aquele momento.

Neste semestre reconstruímos os blogs, identificando-o de Blog Portfólio de Aprendizagens ( com tags) onde o registro das minhas reflexões estariam disponíveis tanto para mim ( para construir meu trabalho de final de semestre) quanto para professores e tutores.

Neste semestre também, comecei a construir os conceitos de evidência e argumentação na interdisciplina Seminário Integrador III, a construção desses dois conceitos auxiliaram-me tanto na vida profissional, quanto na pessoal, pois foi importante para mim, ter o conhecimento de como se argumenta, valeu-me para o dia-a-dia.

O fazer teatral também torna possível uma maior compreensão por parte do indivíduo de si e do mundo que o cerca, pois exige uma reestruturação física e mental para tornar materiais e artísticas as idéias que pretende comunicar.

( FUCHS)

Referência:

FUCHS, Ana Carolina Muller. Formas de Abordagem Dramática na Educação.

Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/material_mec/eixo3/teatro/abordagem_dramatica.pdf, acesso em 15/11/2010.





domingo, 14 de novembro de 2010

Segunda Postagem


No segundo semestre do PEAD, foram ministradas as Interdisciplinas: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia, Escolarização- Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, Fundamentos da Alfabetização, Seminário Integrador II e Infâncias de O a 10 anos.

Todas as interdisciplinas em questão contribuíram para minha formação pessoal e profissional, destacando as teorias psicológicas, a epistemologia genética, os pensadores da educação, cronologia da educação no Brasil, realizar o caminho da escola como tarefa do Seminário Integrador II. Todos os textos do semestre como suas atividades ajudaram na minha construção de saberes e foram pilares para o estágio curricular e o TCC.

Construtivismo não é uma prática, ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re) interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da história – da humanidade e do universo.

( BECKER, 2001, p. 72).

Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/material_mec/eixo2/psicologia/pead-psico/epistemologia-genetica/c8.htm. Acesso em 14/11/2010.








Primeira Postagem


No primeiro semestre do PEAD destaco a Interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação como uma das mais proveitosas para minha prática pedagógica, como também para meu aproveitamento no curso, pois até então meu contato com as novas tecnologias tinha sido tímido, com pouco ou nenhum impacto sobre o meu dia-a-dia como pessoa e como profissional.

Contudo, não foi de uma hora para outra que eu comecei a dominar as tecnologias, porém a partir do início do curso e também desta interdisciplina, me senti mais segura para “dominar” o computador, para pensar em estratégias pedagógicas que envolvessem a tecnologia para meus alunos.

Esta segurança também foi sentida ao nível pessoal, me senti mais capaz como pessoa, valorizando-me a mim mesma.

A conexão simultânea dos atores da comunicação a uma mesma rede traz uma relação totalmente nova com os conceitos de contexto, espaço e temporalidade. Do horizonte do eterno retorno das narrativas, e da linearidade das culturas letradas, passamos a uma percepção do tempo, mais do que como linhas, como pontos ou segmentos da imensa rede pela qual nos movimentamos. Vivemos num ritmo de velocidade pura:

( RAMAL, 2000, p.21-24)

Destaco também a Interdisciplina Escola Cultura e Sociedade como de grande aproveitamento para mim, pois a interdisciplina me possibilitou refletir sobre meu papel como pessoa/ professora na sociedade na qual estou inserida. As leituras obrigatórias e sugeridas da interdisciplina me apresentaram autores dos quais eu sabia a existência, mas que tinha lido pouco ou nada dos referidos autores, dando subsídios para todo o curso.

Referência:

RAMAL, Andréa Cecília. Ler e escrever na cultura digital. Porto Alegre: Revista Pátio, ano 4, nº 14, agosto-outubro 2000, p. 21-24.

Disponível em http//www.idprojetoseducacionais.com.br/artigos/Ler_e_escrever_na_cultura_digital.pdf- acesso em 14/11/2010.