quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Brincar em sala de aula

No início do ano letivo de 2007, conversei com meus alunos e combinamos que toda sexta-feira, após o recreio seria a "Hora do Brinquedo", eles trariam brinquedos de casa para brincar na sala de aula, naquele horário determinado. As crianças esperavam ansiosamente chegar a sexta-feira para poder brincar livremente na sala de aula.
Eu resolvi ter esta hora do brinquedo na sala de aula, por achar que meus alunos ainda deveriam brincar, como os alunos do 1º ano ou 2º ano, e só porque já cursavam uma 2ª série, já eram "grandinhos" e não precisavam deste tempo de brincar. Claro que não eram brincadeiras dirigidas, eles brincavam livremente e eu ficava os observando, ou interferindo quando necessário. Estas observações foram preciosas, porque fiquei conhecendo o jeito de ser de cada um.
Depois, quando iniciou o terceiro semestre da Pedagogia, e começamos a trabalhar as interdisciplinas, principalmente em teatro, com o inventário criativo e em ludicidade com sua abordagem no assunto brincar, pude perceber que estava no caminho certo.
Comecei a brincar com meus alunos, desta vez não só observando, mas participando também e derecionando o brincar, para o que estávamos trabalhando nas interdisciplinas.
Pude notar que os resultados foram muito bons, e pretendo continuar este trabalho com minha turma de 2008, que será um terceiro ano.

Um comentário:

Giselda Correa disse...

Olá Maria Helena, td bem? Espero que sim! As tuas postagens, de um modo geral, relatam diferentes experiências que estás tendo aqui no PEAD, deixando bem claro o quanto estás envolvida com o curso. Trouxe uma proposta de atividade inspirada nas tuas construções, relacionando com uma ou mais interdisciplinas. É isso aí. Estas no caminho certo, porém, estás sendo muito breve nos teus relatos. Desta forma, não estás oportunizando, ao teu leitor, uma compreensão completa da aprendizagem, ou ainda, do acontecimento da mesma.
Para enriquecer ainda mais teu portfólio e diversificar tua prática, poderias desenvolver mais as descobertas feitas na “hora do conto” (relatadas na postagem acima) na interdisciplina de “Literatura” e depois publicar nos contando detalhadamente os resultados.Tenho certeza que será um sucesso!!Fazendo assim, um trabalho diferenciado e ao mesmo tempo com um resultado positivo, com possibilidade de crescimento de todos, Procure registrar alguns destes momentos de aprendizagem coletiva (tua e de teus alunos) através de fotos, filmagens ou até mesmo fotos dos trabalhos feitos pelos alunos,assim qualquer pessoa que ler, poderá entender e não somente aquelas que participaram contigo dessas aprendizagens.
Um beijão pra ti e continue registrando significativas aprendizagens...
Gi-Tutora Pólo SL