segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Acerca de tudo o que foi falado no fórum e do que eu li nos textos disponibilizados para a atividade: POLÍTICA PÚBLICAS PARA...e OS TRABALHADORES DOCENTES NO..., quero falar da FORMAÇÃO CONTINUADA dos professores, pois no momento que escrevo, acabo de participar de uma formação continuada oferecida pela nossa rede, formação essa de manhã e tarde para quem possuísse 40 horas, com relato de experiências de colegas da mesma rede. Devo dizer que há muito não sou animada pela formação continuada oferecida pela rede, e não quero aqui falar de quem é a culpa; mas hoje então foi a culminância de um ano desastroso de formações, onde não vemos e nem ouvimos NOVIDADES. Hoje tudo o que eu queria e 99 por cento das minha colegas era a lista de chamada para assinar e ir embora, comparei e até comentei com algumas colegas o que acontece nas aulas precenciais do PEAD, muitas vezes assinamos a lista de chamada antes de entrarmos no auditório, mas ficamos por que é de nosso INTERESSE, ficamos por que realmente estamos APRENDENDO. Dei meu depoimento para que o mesmo seja uma reflexão tanto para minhas colegas como para professores que trabalham na formação continuada das redes, a formação continuada é um direito do professor e deve ser oferecida, mas o professor deve ir com prazer e interesse para esta formação.

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Maria Helena querida!
Realmente... falaste tudo.
Quando temos interesse, a lista de presença se torna dispensável. Pois realmente estamos ali, de corpo e alma.
Mas quando o interesse é dos outros, de nada adianta. Nada FICA.
Repensar a formação continuada é uma obrigação para os formadores. Proporcionar estes momentos é importante, mas deve haver sentido para aqueles que participam...
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Olá Maria Helena... Concordo com a colega Suelen! É importante que se promovam momentos onde o professor possa trocar idéias e experiências, bem como fazer novas construções, dividir aprendizagens, mas para isso o mesmo deve estar em sintonia, estar aberto a estas novas aprendizagens e acima de tudo, fazer parte do seu interesse, caso contrário, me parece que apenas estão cumprindo horário, “matando” tempo, com interesse apenas na planilha de presenças. Realmente, essas formações deveriam ser repensadas e ir de encontro aos interesses dos professores, satisfazendo suas reais necessidades, fazendo com que tenham prazer em participar! Um abraço pra ti. Gi-Tutora OGE