sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O surdo e a sociedade


Confesso que no início do filme me chocou aquele hospital em que Jonas estava, claro para mim é algo natural uma pessoa surda viver em sociedade, quer dizer, fazer tudo o que nós fazemos, pois são pessoas normais, apenas falam de um outro jeito; não consigo imaginar todo o tipo de preconceito que Jonas e sua família passaram, e quero acreditar que no século 21, isto não acontece mais. A luta de Jonas e de sua mãe para que existisse comunicação entre eles é comovente, e me recordo de uma outra mãe, de um outro filme "Mr. Holland- Adorável Professor", que também aborda o assunto surdez e da superação das pessoas, em especial na figura da mãe. Vale a pena assistir!
Quero crer que atualmente "todos" os surdos tenham acesso à escola, seja ela pública e regular ou somente para eles como temos em Canoas( a EMEF VITÓRIA), quero crer que todos eles estejam integrados a sociedade e em busca de todas as suas realizações.

Um comentário:

Unknown disse...

Querida Maria Helena,
Suas publicações são interessantes. Porém, você precisa evidenciar mais o seu processo de aprendizagem, pois em suas publicações você faz muito mais uma síntese das atividades do que propriamente a análise do seu processo mediante os desafios das interdisciplinas.
Bjs,
Jaque Picetti