quarta-feira, 5 de maio de 2010

QUARTA POSTAGEM- REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA


Minha professora orientadora Gabriela Brabo junto com a tutora Graciela Rodrigues disponibilizaram vários textos no pbworks para que se possível lêssemos e assim podéssemos refletir sobre nossa prática pedagógica. O primeiro que li é um texto retirado do livro: FREIRE, Madalena. Observação, registro e reflexão. Instrumentos Metodológicos I. 2ª ED. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.
Este texto trata sobre o olhar que devemos ter sobre nosso aluno, sobre sua aprendizagem e de como devemos/ podemos educar nosso olhar para esta observação e para tanto estar aberto para esta observação, para se colocar no lugar do outro, neste caso nosso aluno.
Bem refletindo sobre este momento específico, que é meu estágio curricular, penso que estou totalmente aberta para esta observação, que tem acontecido inclusive diariamente para dar conta do meu diário de bordo; tenho observado mais atentamente meu aluno, em como acontece sua aprendizagem, ou quando se frusta por não conseguir realizar alguma atividade, especialmente porque estou realizando meu estágio na sala de recursos multifuncionais e este local necessita de um olhar diferenciado do educador, de ter entendimento sobre cada aluno, inclusive sobre seu histórico de vida.
...Só podemos olhar o outro e sua história se temos conosco mesmo uma abertura de aprendiz que se observa ( se estuda) em sua própria história. ( Freire, Madalena. 1996)
Através da observação atenta sobre meu aluno, reflito sobre minha prática pedagógica e posso mudá-la ou não, pois ela é flexível, assim como um educador deve ser.




2 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá Maria Helena!
Gostei de ler tua reflexão sobre os textos que foram disponibilizados para teu crescimento intelectual.
Mas,gostaria de saber, ver e ler o que tens feito com teus alunos. Coloca fotos, textos realizados por eles e mostra o teu trabalho de educadora para enriquecer esse espaço de reflexão.
Te aguardo!
Abraços, Rose

pedagoga á distância disse...

Rose,
Fotos no momento não posso colocar, pois estou sem máquina digital, mas coloquei no blog o endereço do blog que construi para a sala de recursos que estou atuando no estágio, lá estão as reflexões dos alunos sobre os trabalhos e algumas atividades realizadas por eles.