segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quarta Postagem


No quarto semestre foram desenvolvidas as interdisciplinas: Representação do Mundo pela Matemática, Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, Representação do Mundo pelos Estudos Sociais e Seminário Integrador IV.

Novamente foi um semestre repleto de desafios para mim, pois foram propostas várias atividades que fizeram com que eu refletisse sobre minha prática em relação a ciências, estudos sociais e a matemática.

No seminário integrador IV foi dada como atividade opcional realizar a leitura da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, não li o livro naquele momento, porém posteriormente comprei a obra e tenho-a como um norte na minha caminhada de busca pelo conhecimento.

Que possibilidade de expressar-se, de crescer, vem tendo a minha curiosidade? Creio que uma das qualidades essenciais que a autoridade docente democrática deve revelar em suas relações com as liberdades dos alunos é a segurança em si mesma. É a segurança que se expressa na firmeza com que atua, com que decide, com que respeita as liberdades, com que discute suas próprias posições, com que aceita rever-se.

( FREIRE, p. 91, 2006)

Referência:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 34ª Edição, Coleção Leitura PAZ E TERRA, 2006.





Nenhum comentário: