domingo, 14 de novembro de 2010

Primeira Postagem


No primeiro semestre do PEAD destaco a Interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação como uma das mais proveitosas para minha prática pedagógica, como também para meu aproveitamento no curso, pois até então meu contato com as novas tecnologias tinha sido tímido, com pouco ou nenhum impacto sobre o meu dia-a-dia como pessoa e como profissional.

Contudo, não foi de uma hora para outra que eu comecei a dominar as tecnologias, porém a partir do início do curso e também desta interdisciplina, me senti mais segura para “dominar” o computador, para pensar em estratégias pedagógicas que envolvessem a tecnologia para meus alunos.

Esta segurança também foi sentida ao nível pessoal, me senti mais capaz como pessoa, valorizando-me a mim mesma.

A conexão simultânea dos atores da comunicação a uma mesma rede traz uma relação totalmente nova com os conceitos de contexto, espaço e temporalidade. Do horizonte do eterno retorno das narrativas, e da linearidade das culturas letradas, passamos a uma percepção do tempo, mais do que como linhas, como pontos ou segmentos da imensa rede pela qual nos movimentamos. Vivemos num ritmo de velocidade pura:

( RAMAL, 2000, p.21-24)

Destaco também a Interdisciplina Escola Cultura e Sociedade como de grande aproveitamento para mim, pois a interdisciplina me possibilitou refletir sobre meu papel como pessoa/ professora na sociedade na qual estou inserida. As leituras obrigatórias e sugeridas da interdisciplina me apresentaram autores dos quais eu sabia a existência, mas que tinha lido pouco ou nada dos referidos autores, dando subsídios para todo o curso.

Referência:

RAMAL, Andréa Cecília. Ler e escrever na cultura digital. Porto Alegre: Revista Pátio, ano 4, nº 14, agosto-outubro 2000, p. 21-24.

Disponível em http//www.idprojetoseducacionais.com.br/artigos/Ler_e_escrever_na_cultura_digital.pdf- acesso em 14/11/2010.





Nenhum comentário: